sábado, 30 de outubro de 2010

A última página

     Mais um livro que chega ao fim. Às vezes, fico confusa. Será que algum dia realmente começou?
Não sei. Como disse, estou confusa demais para afirmar categoricamente qualquer coisa. A única certeza que tenho é que está na hora de partir. Não olhar para trás. Seguir em frente em busca de novos horizontes. De novos sorrisos. De novos ares. Respirar ar puro e limpar a alma. Esquecer o que não quero lembrar mais.
     A vida é isso mesmo. Feita de idas e vindas. Mais de uma do que de outra. Agora, neste momento, não sei decidir qual das duas se repete com mais frequência. Depende de cada um e de suas escolhas. Sei, com convicção, que as minhas escolhas são as idas. Porém, voltar é preciso e necessário.
     Nesta situação conflitante que me encontro preciso voltar. Voltar para minhas origens. Procurar as pegadas que deixei no passado. Resgatar os meus cheiros. A história que escrevi e deixei incompleta em algum lugar no tempo e no espaço.
      E agora volto? Voltar é retroceder? Nem sempre. Depende da situação. Neste caso, voltar é viver, cantar, dançar e amar. Também lutar e chorar. Será difícil? Sim, mas vital. Não podemos viver a vida do outro. As decisões do outro. As escolhas do outro. A pessoa do discurso EU tem a sua própria vida e não pode renunciar aos suas decisões, escolhas e sonhos em nome do outro. Essas duas pessoas o "outro" e o "eu", aqui nomeados, caro leitor, pode ser você. Depende da identificação.
     Quero muitas coisas. Reconquistar o meu espaço no mundo. Soltar a minha voz. Recitar os meus poemas aos quatro cantos. Ser reconhecida por isso. Lutar pelos meus ideais e pelas coisas que acredito. Me refazer e renascer a cada dia.  Dormir em paz comigo mesmo. Acordar feliz com o canto dos pássaros. Viver os meus sonhos e a minha história. Quero, acima de tudo, o que foi reservado para mim, ou seja, o que é meu. Isso me basta!


Enigma

Um dia saberei
O que ainda não sei.
Algo que ninguém sabe,
Mas que um dia saberemos.

Não sei, não.
Será que realmente ficaremos sabendo?
Acredito que alguns saberão,
Enquanto outros talvez não.

O mundo é uma incógnita
Que precisa ser revelada
Para que a vida seja desvendada.

O enigma foi lançado,
E os destinos traçados.
Um dia tudo acaba e morremos abraçados.


quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Declaração Universal dos direitos dos animais

     Acredito ser do interesse de todos. Ajudem a divulgá-la. Quando presenciarem qualquer tipo de agressão contra animais DENÚNCIEM. Procurem o serviço de atendimento ao cidadão ou a Secretaria do Meio Ambiente do seu município. A denúncia pode ser feita também por telefone e não é preciso se identificar caso a pessoa prefira manter o anonimato. Em canoas, liguem para os seguintes números: (51)3472-5699 ou 0800 5110 1234.  


1 - Todos os animais têm o mesmo direito à vida.
2 - Todos os animais têm direito ao respeito e à proteção do homem.
3 - Nenhum animal deve ser maltratado.
4 - Todos os animais selvagens têm o direito de viver livres no seu habitat.
5 - O animal que o homem escolher para companheiro não deve ser nunca abandonado.
6 - Nenhum animal deve ser usado em experiências que lhe causem dor.
7 - Todo ato que põe em risco a vida de um animal é um crime contra a vida.
8 - A poluição e a destruição do meio ambiente são considerados crimes contra os animais.
9 - Os diretos dos animais devem ser defendidos por lei.
10 - O homem deve ser educado desde a infância para observar, respeitar e compreender os animais.

Preâmbulo:

Considerando que todo o animal possui direitos;
Considerando que o desconhecimento e o desprezo desses direitos têm levado e continuam a levar o homem a cometer crimes contra os animais e contra a natureza;
Considerando que o reconhecimento pela espécie humana do direito à existência das outras espécies animais constitui o fundamento da coexistência das outras espécies no mundo;
Considerando que os genocídios são perpetrados pelo homem e há o perigo de continuar a perpetrar outros;
Considerando que o respeito dos homens pelos animais está ligado ao respeito dos homens pelo seu semelhante;
Considerando que a educação deve ensinar desde a infância a observar, a compreender, a respeitar e a amar os animais,

Proclama-se o seguinte:

Artigo 1º
Todos os animais nascem iguais perante a vida e têm os mesmos direitos à existência.

Artigo 2º
1. Todo o animal tem o direito a ser respeitado.
2. O homem, como espécie animal, não pode exterminar os outros animais ou explorá-los violando esse direito; tem o dever de pôr os seus conhecimentos à serviço dos animais.
3. Todo o animal tem o direito à atenção, aos cuidados e à proteção do homem.

Artigo 3º
1. Nenhum animal será submetido nem a maus tratos nem a atos cruéis. 2.Se for necessário matar um animal, ele deve de ser morto instantaneamente, sem dor e de modo a não provocar-lhe angústia.

Artigo 4º
1. Todo o animal pertencente a uma espécie selvagem tem o direito de viver livre no seu próprio ambiente natural, terrestre, aéreo ou aquático e tem o direito de se reproduzir.
2. Toda a privação de liberdade, mesmo que tenha fins educativos, é contrária a este direito.

Artigo 5º
1. Todo o animal pertencente a uma espécie que viva tradicionalmente no meio ambiente do homem tem o direito de viver e de crescer ao ritmo e nas condições de vida e de liberdade que são próprias da sua espécie.
2. Toda a modificação deste ritmo ou destas condições que forem impostas pelo homem com fins mercantis é contrária a este direito.

Artigo 6º
1. Todo o animal que o homem escolheu para seu companheiro tem direito a uma duração de vida conforme a sua longevidade natural.
2. O abandono de um animal é um ato cruel e degradante.

Artigo 7º
Todo o animal de trabalho tem direito a uma limitação razoável de duração e de intensidade de trabalho, a uma alimentação reparadora e ao repouso.

Artigo 8º
1. A experimentação animal que implique sofrimento físico ou psicológico é incompatível com os direitos do animal, quer se trate de uma experiência médica, científica, comercial ou qualquer que seja a forma de experimentação.
2. As técnicas de substituição devem de ser utilizadas e desenvolvidas.

Artigo 9º
Quando o animal é criado para alimentação, ele deve de ser alimentado, alojado, transportado e morto sem que disso resulte para ele nem ansiedade nem dor.

Artigo 10º
1. Nenhum animal deve de ser explorado para divertimento do homem.
2. As exibições de animais e os espetáculos que utilizem animais são incompatíveis com a dignidade do animal.

Artigo 11º
Todo o ato que implique a morte de um animal sem necessidade é um biocídio, isto é um crime contra a vida.

Artigo 12º
1. Todo o ato que implique a morte de grande um número de animais selvagens é um genocídio, isto é, um crime contra a espécie.

Fonte: http://www.apasfa.org/leis/declaracao.shtml

domingo, 17 de outubro de 2010

Devaneios

Carrego comigo:
Palavras soltas ao vento;
Frases fragmentadas;
Ideias inacabadas;
Pensamentos em devaneios;
Juntando tudo isso,
Talvez vire um conto, um romance ou um roteiro.

sábado, 16 de outubro de 2010

AQUARELA - TOQUINHO



Outubro: o mês da criança
      Essa música traduz a minha alma enquanto eterna criança. Me faz voltar no tempo. No tempo em que ficava a assistir meu pai escutando suas músicas no seu velho toca discos de vinil. Lembro como se fosse hoje dessa linda canção de Toquinho. Ficava  fantasiando todas as situações narradas na letra da música. Como era simples com cinco ou seis retas fazer um castelo.  Com um simples pingo de tinta criar uma linda gaivota a voar no céu. E o melhor pegar uma carona com a Gaivota! Viajar para o Havaí, Pequim ou Istambul em questão de segundos. De quebra navegar em um barco a vela desbravando o mar e o céu azul. E ganhar de presente um beijo azul do céu...
      Temos ainda a disposição da nossa poderosa imaginação um lindo avião rosa e grená colorindo o mundo para nos alegrar. Basta a força do pensamento e ele estará partindo e se você quiser ele vai pousar. Agora, neste instante. Isso mesmo! Para tanto, use a força do pensamento ou a sua varinha mágica.
É tão fácil ter o mundo em nossas mãos. Você só precisa pegar um simples compasso e com um círculo você faz o mundo. Criança pode brincar de ser Deus.
      Cuidado! Logo a frente está o futuro. O futuro representado por uma astronave que não tem tempo, nem piedade e nem hora de chegar. Ela não te pede licença, muda a sua vida e depois te convida a rir ou a chorar. O que fazer agora? Não tem o que fazer. Temos que encarar essa nova fase de nossa vida. Então...bem vindo a vida adulta! Procure viver a sua vida através da percepção de uma eterna criança. O nosso fim, segundo Toquinho, ninguém sabe ao certo onde vai dar.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Vivendo de passado

Vá! Me deixe seguir sozinha.
Sozinha como sempre estive.
Sozinha como sempre estarei.
Segue os seus dias ensolarados,
E me deixe viver de passado.
E não olhes pra trás!
Segue os seus caminhos de flores.
Escolhestes bem os seus amores.
Ao contrario de mim que nada decidi em minha vida.
Hoje, sofro as consequências de minhas ações.
Vivo sem reação.
E, consequentemente, sem emoção.

sábado, 9 de outubro de 2010

A um tempo atrás pensava que já sabia quase tudo.
Hoje descobri que nada sei.
Tenho que me redescobrir a cada dia,
E me reinventar como uma camaleõa.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Escrevo o que sinto. Não nego!
Falo o que penso. Não gosto de escutar o que não quero.